GÊNERO CHARGE: ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE DE CHARGE COM GABARITO PARA O 8º E 9º ANO - GABARITO


A charge é um gênero textual muito cobrado em provas. Ela exige que o aluno esteja antenado ao cenário político e social do país, pois estes são os temas mais encontrados neste gênero.

A atividade que propomos abaixo pode ser ministrada a alunos de 8º a 9º ano. As habilidades principais giram em torno da compreensão e interpretação textual, bem como na ideia de relações entre textos, intertextualidade.

Ela envolve três textos, uma letra de música, um comentário de um artigo de opinião e uma charge. Caso queria, o professor pode iniciar a aula apresentando em áudio a música abordada na atividade.

Leia os textos abaixo e responda as questões.


Texto 1

Samba do Avião
Tom Jobim

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão*

Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

*Galeão: O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente Aeroporto do Galeão, é um aeroporto internacional na cidade do Rio de Janeiro, o segundo maior do Brasil em movimento internacional.

https://www.letras.mus.br/tom-jobim/49065/

Texto 2


Como já cantou Tom Jobim, é sobre as águas da Baía de Guanabara que o Cristo Redentor abre seus braços, em uma imagem símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil. No entanto, às vésperas do início dos Jogos Olímpicos, olhando de perto, o cenário da Baía de Guanabara não é bem o de um cartão postal. O lugar escolhido para competições aquáticas como a canoagem e vela tem lixo acumulado e água contaminada, tornando-se motivo de preocupação para a saúde dos competidores. A grave situação da Baía é um exemplo de como a urbanização não planejada e a má gestão de resíduos podem comprometer ecossistemas importantes, colocando em risco um lugar que, mais do que um ponto turístico, é parte da memória do Rio de Janeiro e onde vive e trabalha toda a população ligada à essa região. 
http://pre.univesp.br/poluicao-na-baia-de-guanabara#.WCUwHfkrLIU

Texto 3


http://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2015/07/31/500x352/1_sinovaldo_para_0108_2015_cmyk-960953.jpg

Atividade


1 – De acordo com as características do gênero charge e da leitura to texto 3, apresente:

a) Intenção principal autor

b) Ponto de vista do autor

c) Acontecimento real o qual a charge faz referência

d) Personagens relevantes

e) Recursos gráficos importantes para a compreensão

2 – Em relação à leitura dos textos 1, 2 e 3, podemos afirmar que eles apresentam o mesmo ponto de vista? Explique.

3 – No texto 1 (letra de música), o que mexe com os sentimentos do autor?

4 – Quais os elementos que estão presentes em todos os textos?

5 – Observe o texto verbal da charge. Explique a importância do termo "Aguas olímpicas" para a compreensão do texto.

6 – O termo destacado no texto texto 2 (no entanto) introduz a ideia de adição, conformidade, adversidade, causa ou consequência? Justifique sua resposta.

7 – O que significa o termo "cartão postal" no texto 2? Considere o contexto em sua resposta.

8 – A que se refere o termo sublinhado "tornando-se" no texto 2?

9 – Qual motivo leva o autor do texto 2 a citar a música apresentada no texto 1?



________________________________________________________________________________________________________________________
Veja também a sugestão de atividade sobre o gênero notícia.
Se você gostou, não esqueça de compartilhar com outras pessoas.

Postar um comentário