SUGESTÃO DE ATIVIDADE: NOTÍCIA E RETEXTUALIZAÇÃO

RETEXTUALIZAÇÃO DE TEXTOS - NOTÍCIA


Você pretende falar com seus alunos acerca do gênero textual notícia? Então saiba que uma maneira muito interessante de abordar esse gênero é através da retextualização.

A notícia é um gênero textual muito simples de trabalhar, mas é preciso deixar bem claro ao aluno as características do gênero para que ele não venha a se confundir com outros, como o artigo de opinião ou a reportagem.

A retextualização, por usa vez, é uma técnica de reconstrução de um texto em outro, modificando geralmente o gênero, mas aproveitando as partes mais relevantes do texto fonte. É basicamente a transformação de um gênero em outro.

Para que essa transição ocorra com harmonia, é preciso que o professor instrua o aluno encontrar a essência do texto principal e faça a transformação incluindo as partes mais importantes e criando outras que sejam necessárias para atender ao novo gênero.

Sugestão de Atividade


Antes de aplicar esta atividade, certifique-se de que os alunos conhecem a teoria da notícia, principalmente as noções de título (manchete), subtítulo, lide e corpo. Além disso, é preciso explicar que uma boa notícia deve responder às seguintes questões: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?.

A atividade pode ser feita em duplas ou individualmente.

1ª parte


Inicie com a leitura da notícia abaixo:

Adolescente de 13 anos fere colega com golpes de canivete em escola de SP

Durante briga, garoto feriu colega da mesma idade no rosto e na cabeça; vítima foi socorrida e passa bem

Um adolescente de 13 anos foi ferido com golpes de canivete por um colega da mesma idade durante uma briga dentro de uma escola municipal na Casa Verde, na zona norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 3. A vítima sofreu cortes na cabeça e no rosto, foi socorrida ao Hospital da Vila Nova Cachoeirinha e passa bem.
Segundo a Polícia Civil, a agressão ocorreu durante uma briga no horário do intervalo das aulas. A vítima disse que agrediu e imobilizou o colega após ser chutado por ele. O agressor teria golpeado o amigo para tentar se desvincilhar da imobilização. Uma funcionária da escola separou os dois estudantes.
A vítima sofreu um corte profundo próximo à boca e outro, pequeno, na cabeça. O adolescente agressor foi levado ao 13º DP (Casa Verde) e encaminhado para a Fundação Casa. Segundo a Polícia Civil, ele vai responder por ato infracional de lesão corporal dolosa.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a direção da escola prestou os primeiros socorros ao menino e que o conduziu para atendimento médico no hospital. Disse ainda que notificará o Conselho Tutelar para as providências do órgão.

Fonte: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,adolescente-de-13-anos-fere-colega-com-golpes-de-canivete-em-escola-de-sp,1149080


2ª parte

Após a leitura compartilhada da notícia acima, apresente a letra de música abaixo:

Marcha Soldado


Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pego fogo
A policia deu sinal
Acode, acode, acode a bandeira nacional


Esta música pode ser retextualizada facilmente em uma notícia, mas é preciso que o aluno tenha consciência de que não significa escrever a mesma coisa. É necessário fazer inclusões e retiradas de informações da música, caso contrário o novo texto não terá sentido.

Explique aos alunos que notícia e letra de música são dois gêneros diferentes e, por isso, as adaptações são necessárias.

O aluno também pode inventar coisas na hora de retextualizar, mas não pode exagerar demais, pois é preciso reconhecer o texto fonte dentro do novo texto, o que seria um tipo de intertextualidade.


3ª parte


Peça para os alunos fazerem está etapa:

Em seu caderno, transforme a música Marcha Soldado em uma notícia. Não esqueça de elaborar um título e um subtítulo chamativo e de inserir no lide O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?. Lembre-se também de que a notícia é um texto informativo, claro e objetivo e que usa a modalidade formal da língua.

4ª parte


Na quarta e última parte, peça para a turma compartilhar oralmente o resultado de suas retextualizações. Durante a avaliação, observe se o título é chamativo e principalmente se foram inseridas as respostas para: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? 
Faça observações oralmente, mas destacando principalmente os pontos positivos das produções textuais.

Finalizando


Esta atividade pode ser feita em qualquer ano (série) e com outros textos e outros gêneros. Em anos mais avançados, a atividade será feita com mais rapidez. Por isso, controle bem o tempo (em geral 1 hora aula).


_________________________________________________________________________________________________________________________

Veja também o material sobre Conto.

Se você gostou, não esqueça de compartilhar esta atividade com outras pessoas.

Postar um comentário